CLUBE DO PESSOAL DA SIDERURGIA NACIONAL

O CLUBE

Um Clube para todos !


O Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional (CPSN), fundado a 22 de Fevereiro de 1961, nasceu da necessidade de uma estrutura onde se pudessem reunir os familiares e amigos ligados à Siderurgia Nacional. Com a reestruturação da fábrica e consequente desaparecimento da S.N., o Clube, apesar de manter o nome, ou seja, C.P.S.N., abriu-se à população que, deste modo, passou a usufruir das regalias e direitos dos antigos sócios.


Na última alteração dos Estatutos do Clube, discutida em Assembleia Geral a 11 de Fevereiro de 2016, foi extinta a categoria de sócio auxiliar (atribuída aos novos sócios, sem ligação à Siderurgia) e passou a haver apenas duas categorias: sócios efectivos e sócios honorários.


O edifício sede do Clube, depois de quase 5 décadas sem obras de conservação, foi, em 2017, sujeito a importantes trabalhos de remodelação, com a substituição integral da cobertura. Entretanto, em 2023, obras de requalificação mais profundas incidiram na remodelação total dos balneários e casas de banho, substituição de pisos e portas, entre outros melhoramentos.


A requalificação das instalações foi inaugurada a 2 de Julho de 2023 pelo presidente da CMS, Paulo Silva. Diga-se que, sem o apoio autárquico, tal não teria sido possível. 


Ao longo da sua existência, o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional tem promovido a prática de várias modalidades desportivas e realizado inúmeros eventos de cariz desportivo e cultural. Neste momento, além da Patinagem Artística, Ginástica, nas suas distintas variantes, desde a Rítmica à Acrobática, e artes marciais como Aikido e Taekwondo, funcionam outras secções, como as de Ténis, Cross Fight, Pilates e Futsal. Outras, estão ainda em fase de implementação mas surgirão em breve.